Como melhorar a qualidade da sua internet de forma rápida e prática

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:

Fala, Internauta! Este é mais um texto do nosso blog IBI Explica e hoje vamos esclarecer: O que podemos fazer para melhorar a qualidade da nossa internet? Reiniciar o modem resolve? Ou será que devemos trocar nosso plano de internet?

O que você vai encontrar neste texto?

Quando muita gente usa a internet ao mesmo tempo, o sinal fica mais fraco?

Muitas vezes temos um bom plano de internet, com alta velocidade, suficiente para o uso que fazemos. Mesmo assim, continuamos com a sensação de que a nossa internet não está boa. O que fazer?

Para te ajudar a melhorar a qualidade da sua internet, separamos aqui algumas dicas que podem ajudar, e muito!

Trocar o plano para um plano maior seria uma opção, se o seu plano não atender às demandas da sua casa. Mas como saber isso? Analise quantas pessoas estão utilizando a sua rede e qual o tipo de uso que cada uma faz. Depois, responda o quiz da Ibi Telecom para saber a velocidade de internet ideal para vocês!

1. Garanta o melhor funcionamento dos seus dispositivos

Observe se o seu computador não está apresentando lentidão. Afinal de contas, um computador lento pode interferir diretamente na qualidade da sua navegação.

Não passe raiva com internet ruim!

Além disso, existem softwares e aplicativos no seu computador que podem estar consumindo a sua internet, sem que você perceba! Softwares sem utilidade que iniciam automaticamente quando você liga sua máquina, ajudam a deixar o seu funcionamento mais lento.

Por exemplo: atualizações do Windows, aplicativos de bate-papo, atualizações e verificações de segurança, Skype e até pop-ups do media player podem afetar diretamente a velocidade da sua navegação.

Caso isso esteja acontecendo, antes de pensar que precisa comprar uma nova máquina, experimente utilizar programas específicos para a limpeza do computador. Além de removerem softwares inúteis, esses programas também adiam o carregamento de outros programas, deixando o sistema muito mais veloz.

Isso sem falar das abas abertas no seu navegador, que você já não está mais usando. Otimize o seu uso, fechando sempre as abas desnecessárias.

Observe também os complementos do seu computador, pois eles também podem causar problemas de desempenho. Os complementos são aqueles programas que, geralmente, "aparecem" na barra de ferramentas do seu navegador.

Apesar de alguns deles oferecerem uma melhor experiência de navegação, outros são capazes de reduzir consideravelmente a velocidade da sua conexão com a internet. 

Caso você perceba um excesso de complementos ou que complementos estejam gerando lentidão na sua navegação, tente navegar no modo “Complementos Desabilitados”. E, caso queira desativá-los permanentemente, acesse as "Ferramentas" do seu navegador e vá até a seção “Gerenciar Complementos”.

Aparelhos muito antigos não suportam internet de ultra velocidade

No último texto aqui do nosso blog, “Como verificar se seu celular suporta ultra velocidade no Wi-Fi”, nós mostramos que, apesar de o Wi-Fi ser uma tecnologia que funciona em todas as máquinas que têm essa possibilidade, nem sempre um dispositivo mais antigo conseguirá navegar aproveitando o máximo de velocidade disponível.

Portanto, se algum dos seus dispositivos for muito antigo, provavelmente a qualidade de navegação neste aparelho não será satisfatória.

Isso acontece porque a tecnologia está sempre evoluindo, o que, muitas vezes, torna dispositivos mais antigos obsoletos, por não conseguirem mais acompanhar as atualizações.

Isso vale não apenas para aparelhos celulares, como também para computadores, Smart TVs e até para o modem e o roteador. Por isso é necessário que seus aparelhos estejam sempre atualizados!

Mas, para o cliente Ibi Telecom, modem e roteador são uma preocupação a menos. Afinal, trabalhamos sempre com os melhores e mais modernos roteadores, garantindo que vocês recebam sempre a melhor qualidade de internet e a velocidade de dados contratada!

2. Utilize um bom antivírus

Como já falamos, a saúde do seu dispositivo interfere diretamente na qualidade da sua navegação. Um problema que afeta bastante a qualidade da sua navegação são os vírus, malwares e spywares de computador.

Segundo o suporte da Microsoft "Duas das causas mais frequentes de desempenho ruim da Internet são spyware e vírus. O spyware pode tornar seu sistema mais lento por interferir no navegador e monopolizar a conexão com a Internet. (...) Alguns vírus podem se multiplicar a uma velocidade de centenas de mensagens de email por minuto, o que reduz a potência de computação e a largura de banda da conexão com a Internet para outras tarefas.

Por essa razão, ter um bom antivírus é importantíssimo para melhorar a sua internet e garantir uma melhor qualidade na sua navegação.

3. Experimente utilizar um acelerador de navegação

Os aceleradores de internet, ou, aceleradores de navegação são softwares criados para acelerar sua experiência de navegação e, assim, melhorar a qualidade da sua internet. Esses programas fazem algumas modificações no seu navegador, implementando tecnologia de compactação, para que você consiga navegar de forma mais rápida.

Eles modificam o tamanho dos arquivos que precisam ser baixados, salvam fragmentos de sites para que, quando você voltar à página, ela carregue mais rápido, sem que se perca a qualidade da imagem.

Mas, é claro, é importante que você pesquise bastante a qualidade do acelerador que você deseja baixar. Antes de escolher, leia as críticas sobre ele, converse com outras pessoas e evite dores de cabeça no futuro.

Afinal de contas, como qualquer programa que você baixe da internet, sempre há chances de conter algum malware que prejudique o funcionamento da sua máquina.

4. Verifique se não tem ninguém “roubando” a sua internet

Muitas vezes, você contrata um plano de internet que é ideal para o seu uso doméstico, pois atende bem às necessidades das pessoas que moram na sua casa. Mas você já parou para pensar que outras pessoas podem estar se aproveitando da sua rede?

Um vizinho ou mesmo algum desconhecido pode estar navegando na sua rede sem que você saiba. E isso pode estar sobrecarregando a sua conexão!

Para evitar os “ladrões de sinal”, cadastre uma senha difícil, que envolva letras maiúsculas e minúsculas, números, etc. e troque sua senha de tempos em tempos.

Escolha o padrão de segurança de Wi-Fi mais avançado possível para a sua internet. 

5. Cuide do seu Roteador

Nós já publicamos aqui alguns textos que te ensinam a posicionar o seu roteador em um lugar mais central da sua casa, fora do chão e longe de objetos que podem ser obstáculos para o Wi-Fi.

Tudo isso é importante porque, como este é um aparelho transmissor de sinal, ele precisa de espaço e das melhores condições para funcionar bem. 

Independentemente disso, como qualquer aparelho eletrônico, é possível que o roteador trave de vez em quando. Afinal, ele fica ligado o tempo inteiro! Por esta razão, para melhorar a qualidade da sua internet é recomendado reiniciá-lo de tempos em tempos.

Muita gente não acredita, mas, quando você percebe instabilidade na sua rede, desligar o roteador da tomada, aguardar um pouquinho e ligá-lo novamente pode melhorar e estabilizar a sua conexão. O procedimento é muito fácil e, com um minutinho desligado você consegue resolver grande parte dos problemas de conexão.

Portanto, já que o roteador trabalha 24 horas por dia, 7 dias na semana, que tal, de vez em quando, dar uma folguinha pra ele? 

Mas, CUIDADO! 

Estamos falando de reiniciar o roteador e não de resetar!!! Se você apertar o botão reset do seu roteador, você fará com que ele perca todas as configurações, inclusive as de segurança, deixando a sua rede em risco.

Seguindo essas dicas, com certeza o funcionamento da sua internet ficará bem melhor! 

E aí, curtiu? 

Manda pra um amigo que também tá precisando saber disso! E se você não é cliente Ibi Telecom, tá esperando o que pra navegar com a melhor internet da região?

#vempraibitelecom

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:
Suporte Técnico
Iniciar conversa
Contratar
Olá 👋 Quer CONTRATAR seu plano de internet FIBRA ÓTICA? Fale comigo!