06 dicas para melhorar o desempenho do sinal de wi-fi na sua casa

Tópicos:

O que é a fibra ótica e como ela funciona?

Sabe como que a internet é distribuída dentro da sua casa?

Internet lesma

Olá, internauta!

Seja bem-vindo ao Ibi Explica, o lugar onde você pode encontrar dicas e explicações sobre o mundo da internet. Neste primeiro texto vamos te explicar como você pode melhorar o desempenho do sinal de Wi-Fi da internet fibra ótica da sua casa. Vamos juntos?

Pra começo de conversa: o que é a fibra ótica e como ela funciona?

A fibra é um cabo de transmissão de dados via pulsos de luz. No núcleo da fibra a luz é transmitida por um processo de reflexão, desde o servidor (onde os dados estão “armazenados”) até a sua casa (ou até o poste mais perto… Calma aí que você vai entender).

Acontece que a fibra ótica envia os dados de uma maneira diferente dos cabos convencionais. Para garantir a velocidade, todo sinal é transformado em luz. O núcleo da fibra funciona como um espelho, que reflete a luz de uma extremidade à outra, possibilitando, assim, o tráfego de dados.

Esse cabo é constituído de fios extremamente finos, que medem menos de um décimo da espessura de um fio de cabelo humano, e podem ser feitos de vidro ou de plástico, revestidos com uma camada impermeável.

Apesar de muito finos, as fibras são extremamente resistentes à tração e têm uma capacidade gigantesca de transmissão de dados. Além disso, como a comunicação é feita através de luz, ela não sofre interferência de campo magnético ou eletricidade.

Isso garante que a qualidade desse serviço seja superior aos outros serviços de internet e a velocidade seja constante. Por essa razão, a fibra ótica é a tecnologia mais avançada que existe em termos de internet atualmente!

Mas se liga!

Existem 2 tipos diferentes de tecnologia de distribuição: FTTC e FTTH. Acho que você já deve ter visto essas siglas em algum lugar, né?!

FTTC significa fiber to the curb (fibra até o poste). Ou seja, a internet chega via fibra ótica até o poste e, de lá até sua casa, é feita via cabeamento comum. Por isso ela tem uma limitação de largura de banda, reduzindo a velocidade. Afinal, os cabos de cobre têm limitações de distância e sofrem mais interferência de sinal.

Já a tecnologia FTTH (fiber to the home), que é a tecnologia oferecida pela IBI Telecom, leva a fibra ótica até a sua casa. Isso te permite navegar com velocidades altíssimas, já que não sofre com interferências e tem maior capacidade de transmissão.

Isso porque a capacidade de banda larga aqui é maior do que as demais. Assim, você pode trabalhar com grandes pacotes de dados em pouquíssimo tempo!

Ah, e você sabia que a IBI Telecom é pioneira na tecnologia FTTH no leste mineiro? Chique, né?!

E sabe como que a internet é distribuída dentro da sua casa?

Não basta ter um plano de fibra ótica para garantir a qualidade da sua internet. Outros fatores também acabam interferindo na qualidade do seu plano. O modem e o roteador da sua casa são um importante fator neste caso!

Para que as informações que passam pelas redes de internet cheguem até você, utilizamos um aparelho. Muita gente chama esse aparelho de MODEM, mas esse nome está incorreto! No caso da conversão para sinal óptico, o nome deste aparelho é ONU.

ONU é o aparelho que transforma as informações do seu dispositivo (seja computador ou celular) em luz, para que elas possam ser transmitidas e recebidas via fibra.

Por exemplo: para você enviar uma mensagem de texto, um vídeo ou uma foto, essa informação passa pelo modem, é decodificada e transportada pela rede até o ponto de destino.

Já o ROTEADOR é um equipamento que distribui o sinal da internet para os aparelhos da sua casa, através de ondas eletromagnéticas. É isso que te permite navegar na internet, seja via Wi-fi ou usando o cabo de rede.

Com o avanço da tecnologia, tornou-se muito comum encontrar aparelhos que façam ambas as funções em um único dispositivo. A ONU que também executa a função de roteador é chamada de ONT.  

Eles são práticos, ocupam menos espaço e simplificam a instalação.

Mas é muito importante que esse aparelho seja de boa qualidade - ou, turbinado, como a gente costuma falar aqui na Ibi!

Por aqui, utilizamos um roteador Gigabit. Trata-se de um roteador com velocidade de até 1Gbps (ou 1000 Mbps). Além disso, nosso roteador permite uma conexão dual band, ou seja, você tem 2 frequências de banda disponíveis (2,4 GHz e 5GHz).

Tá confuso e não entendeu pra que duas bandas?

Calma! Mais pra frente eu explico sobre as bandas pra você!

O que você precisa saber agora é que esse roteador garante uma transferência de arquivos e dados extremamente rápida, se adequando a todas as suas necessidades de uso.

Para evitar a “internet lesma”

Internet intermitente é aquela internet que vive oscilando. Ora funciona, ora cai (tipo alguns jogadores de futebol da seleção brasileira nas últimas copas do mundo). Ou, quando não cai, existe apenas de “figuração”… Tá lá, mas não faz diferença nenhuma.

É aquela internet que te faz ter vontade de jogar o seu roteador pela janela, só de raiva, sabe? A que trava bem na hora que você mais precisa.

Como a própria ANATEL explica, existem diversas condições físicas que podem prejudicar a qualidade do wi-fi na sua casa. E isso vai desde barreiras entre o roteador e os aparelhos, objetos deixados próximos ao seu roteador que reduzem a qualidade da sua internet até a forma de instalação e uso dos aparelhos na sua casa.

Então, para evitar que sua internet fique assim, se liga nas nossas dicas:

1- Escolha a velocidade da sua internet de acordo com a forma que vai usar

A velocidade da sua internet deve ser compatível com o uso que você deseja fazer dela.

Não adianta contratar internet com velocidade muito baixa e querer assistir vídeos em alta definição. Neste caso, você deve baixar a resolução do vídeo para que fique compatível com a sua internet.

Mas, não se preocupe! Clientes IBI Telecom não passam por isso. Afinal, o nosso menor pacote já é de 100 mega e vai até 1.000 mega!!!

Inclusive, é importante saber qual o pacote ideal para o seu tipo de uso.

Por exemplo: Se você é uma pessoa que usa internet pra acessar email e redes sociais, fazer pesquisas na web e assistir a vídeos no Youtube, um pacote de 400 mega é mais do que suficiente!

Mas se você tem aulas ou faz muitas reuniões online. Faz bastante download e upload e assiste a vários streamings (Netflix, Amazon Prime, Disney Plus, etc), o ideal é um pacote um pouco maior, como o nosso pacote de 600 mega.

Agora, se além disso tudo, você vive na internet, joga online, baixa jogos ou filmes pesados e compartilha a rede com muitas pessoas dentro da sua casa, você merece um pacote de 1 Giga, pra não ter dor de cabeça!

Assim, você não gasta dinheiro pagando um pacote que não vai usar e nem fica incomodado, com menos internet do que precisa...

2- Coloque o roteador na área central da sua casa

Na sua casa existem diversas barreiras e impedidores de propagação do sinal do wi-fi.

Fique atento! Seu roteador precisa estar localizado num lugar central na sua casa e, de preferência, em uma mesa ou estante mais alta.

Quanto mais livre a área em que ele está, melhor a distribuição do sinal da internet na sua casa. Afinal, como se trata de ondas, as paredes, portas e armários podem se tornar obstáculos para a sua propagação.

Isso sem contar nos objetos como microondas ou plantas, que não devem ser colocados perto do modem. Isso porque esses objetos também podem emitir ondas que interferem na propagação da sua internet.

Ah, e nunca o coloque no chão, pois ele pode sofrer interferência de sinal do solo.

3- Utilize a frequência certa do roteador pra melhorar o seu sinal

Os roteadores mais modernos vêm com duas frequências de Wi-Fi: 2.4GHz e a 5GHz.

A primeira vai mais longe, conseguindo trafegar usando uma quantidade de dados bem menor. Porém, sofre mais interferências de outros aparelhos, como microondas e das redes vizinhas, porque a quantidade de canais é menor.

Já a segunda, de 5GHz, é mais rápida e tem um número maior de canais. Porém esta frequência tem mais dificuldade de atravessar obstáculos, tendo um alcance menor.

Programe o seu roteador para usar as duas frequências de Wi-Fi, assim você consegue conectar mais aparelhos sem perder qualidade.

Mas se você já for cliente Ibi, você não precisa se preocupar com isso. Os aparelhos  fornecidos pela Ibi Telecom já possuem essas duas frequências.

4- Verifique se seus dispositivos são compatíveis

Outra questão é se os dispositivos que você usa na sua casa (como seu smartphone, TV ou computador) também têm uma tecnologia Wi-Fi moderna. Isso favorece uma navegação mais veloz e estável.

Afinal de contas, a tecnologia do seu dispositivo tem que ser compatível com a performance do seu roteador Wi-Fi, para que você consiga aproveitar o melhor da sua internet!

5- Utilize repetidores de sinal

Caso a sua casa seja muito grande, ou possua muitas barreiras, pode ser que o seu sinal de Wi-Fi não seja o desejável, mesmo com uma boa internet. Talvez, este seja o caso de você investir em um repetidor de sinal.

O repetidor de sinal Wi-Fi é um aparelho que aumenta o alcance da internet sem fio, recebendo o sinal vindo do roteador, retransmitindo para o ambiente, fazendo com que consiga chegar em maiores distâncias.

Mas, atenção!

Só é indicado o uso de um aparelho desse tipo, caso ele seja de excelente qualidade. Um repetidor de baixa qualidade pode atrapalhar a propagação do seu sinal, mais do que ajudar! Além disso, o ideal é que este aparelho seja ligado via cabo no seu roteador principal.

Vale a pena consultar um técnico especializado para que ele faça o mapeamento da área da sua casa e te dê as melhores orientações para a instalação.

6- Observe o número de pessoas conectadas

A distribuição da internet em uma residência não acontece de forma proporcional, mas de acordo com o uso que cada aparelho conectado faz.

Por exemplo: numa casa com 3 pessoas usando a internet ao mesmo tempo, um pacote de 300 mega não vai entregar 100 mega para cada usuário. Ela será distribuída entre esses usuários de acordo com o uso.

Ou seja, se alguém estiver fazendo um download, outra pessoa assistindo a um filme no streaming e outra lendo uma matéria em um portal, o aparelho que estiver fazendo download, por ser mais pesado, receberá mais internet do que os outros aparelhos, por exemplo.

Então, se na sua casa existem diversas pessoas usando a internet para atividades que consomem muito tráfego, o ideal é ter um plano com mais velocidade! (E, claro, utilizar aparelhos que permitem a navegação em ultra velocidade).

E aí, curtiu as dicas?

Continue acompanhando que em breve voltamos com outros artigos Ibi Explica para você.

Tem algum assunto do seu interesse, alguma curiosidade do mundo da internet? Deixa aqui nos comentários pra gente poder preparar um conteúdo do jeitinho que você precisa!

Suporte Técnico
Iniciar conversa
Contratar pelo whatsapp
Olá 👋 Quer CONTRATAR seu plano de internet FIBRA ÓTICA? Fale comigo!