Como verificar se seu celular suporta ultra velocidade no Wi-Fi

Problemas com o WIFI no seu celular? Descubra se ele suporta ou não ultravelocidade

Você contratou internet fibra de ultra velocidade, mas tem a sensação de que o seu smartphone não está recebendo toda a velocidade contratada? Você tem problemas com o Wi-Fi mesmo quando o celular está ao lado do roteador?

Saiba que o problema pode estar no seu aparelho.

Alguns modelos de celular não tem a tecnologia necessária para atingir altas velocidades. Alguns deles, mais antigos, alcançam, no máximo, 60 mega de velocidade. O que isso quer dizer?

Imagine que você está numa rodovia sem limite de velocidade, como a Autobahn, na Alemanha, mas o seu carro não ultrapassa os 100 km/h. É mais ou menos isso que acontece quando o seu aparelho celular não é compatível com ultra velocidade.

O que é velocidade de internet?

Diferentemente da sigla Hi-Fi, que é abreviação de “High Fidelity” ou, em português, alta fidelidade, o nome Wi-Fi não é uma sigla e não tem um significado específico. Mas é correto afirmar que a sílaba “Wi” está relacionada com a palavra “wireless”, termo do inglês que significa “sem fio”. 

O termo Wi-Fi foi escolhido em 1999 para batizar a tecnologia até então conhecida como IEEE 802.11b. Este nome foi escolhido entre várias alternativas, pelo consórcio que regulamenta o uso do padrão no mundo, a Wi-Fi Alliance.

Problemas com o WIFI no seu celular? Descubra se ele suporta ou não ultravelocidade

A logo oficial do Wi-Fi foi inspirada no Yin-Yang, símbolo taoísta que representa o equilíbrio entre forças opostas. Neste caso, representa a capacidade do Wi-Fi de ser utilizado nos mais diferentes tipos de dispositivos.

Isso porque uma das principais características da tecnologia Wi-Fi é a garantia de ser compatível, independentemente da geração, do tipo de dispositivo. Ou seja, um equipamento com Wi-Fi lançado há 10 anos deve funcionar em uma rede atual.

Funcionar, até que funciona! 

Mas isso não quer dizer que este aparelho conseguirá navegar com toda a velocidade fornecida por esta rede.

Padrões de conexão via wireless

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), é uma organização fundada nos EUA e dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Esta organização desenvolveu os padrões de protocolo IEEE 802.11a/b/g/n/ac, garantindo que todos os aparelhos possam se comunicar entre si usando as frequências 2.4 GHz ou 5GHz.

Não significa que todos aparelhos consigam navegar com toda a velocidade oferecida. Isso acontece porque alguns dispositivos funcionam apenas com os padrões mais antigos, o que impede que eles atinjam a performance esperada.

Além disso, nem todo modem oferece as duas bandas de internet. Portanto, se a sua internet não é Ibi Telecom, é bom verificar isso também!

Roteador Nokia WIFI Turbinado

Mas qual a diferença entre as bandas e o que esses padrões têm haver com isso?

O padrão 2.4 GHz tem apenas três canais e é a frequência utilizada pela maioria dos dispositivos Wi-Fi. Isso, sem contar os aparelhos eletrônicos como telefone sem fio, controle de garagem, babá eletrônica e até forno microondas. 

Ou seja, é uma banda muito mais congestionada, pois mais eletrônicos ocupam a mesma faixa.

Além das interferências, que fazem o sinal ficar ruim, os padrões mais antigos (802.11a/b/g), que operam em 2.4 GHz têm um limite de transferência de até 60 Mbps. Por esta razão foram desenvolvidos novos padrões (802.11n/ac) que têm a capacidade de operar nas duas frequências (2.4 GHz e 5 GHz). Isso garante um sinal de maior qualidade.

A frequência de 5 GHz apresenta 23 canais, ou seja, é muito mais do que os três da frequência 2.4. Além disso, os aparelhos com padrão n a ac operam com velocidades a partir de 100 Mbps, podendo chegar a 450 Mbps, no caso dos padrões n (livre de interferências e obstáculos) e 1.300 Mbps no caso dos padrões ac.

Resumindo:

A frequência 5GHz é mais rápida e sofre menos interferências. Dessa forma pode-se transmitir muito mais dados em menos tempo. Entretanto a 2.4 GHz vai mais longe. Apesar de ter uma capacidade reduzida de trocas de informações entre o roteador e o computador, essa frequência permite que o sinal da internet se propague por uma área maior.

Como verificar se seu celular suporta ultra velocidade no Wi-Fi

Agora já sabemos que, para que o seu aparelho celular (e isso vale também para tablets, notebooks, smart tv, etc.) consiga suportar ultra velocidades no Wi-Fi, ele deve ter recursos para utilizar a frequência 5 GHz. 

Mas como verificar isso no seu aparelho?

A maneira mais simples de saber se seu celular conecta no Wi-Fi 5GHz é, caso seu provedor de internet ofereça as duas bandas, como é o caso da Ibi Telecom, ambas as redes irão aparecer quando você clicar no ícone do Wi-Fi do seu dispositivo. Aí é só escolher a rede da sua preferência.

Outra forma é acessar as configurações do seu aparelho e checar as configurações de rede. Esse passo-a-passo pode variar, dependendo do modelo do aparelho, mas, de forma geral, o percurso para saber se o seu celular acessa o Wi-Fi 5GHz costuma ser:

  1. Configurações
  2. Rede e internet
  3. Wi-Fi
  4. Selecione as Propriedades de Rede - costuma ser um ícone de engrenagem ou no ícone “menu”.
  5. Leia as configurações de frequência.

Também é possível fazer essa verificação utilizando o App Wi-Fi Analyzer, em aparelhos com tecnologia Android.

Não confunda 5GHz com 5G!

Problemas com o WIFI no seu celular? Descubra se ele suporta ou não ultravelocidade
Worried lady looking at smartphone screen, sitting on couch at home, concerned middle aged woman waiting for important call, reading unpleasant sms, spending time holding phone in living room

Pra finalizar, não confunda a frequência de banda 5GHz, utilizada em redes de internet domésticas, com a tecnologia de rede móvel 5G. O 5G é uma nova tecnologia de internet utilizada em aparelhos telemóveis e não tem nada haver com o Wi-Fi da sua casa!

Você já tem internet de ultra velocidade na sua casa?

Agora que você já sabe como fazer para saber se o seu smartphone suporta ultra velocidade, que tal dar um upgrade no seu plano de internet?

A Ibi Telecom tem os melhores planos de internet fibra ótica de Governador Valadares e do Vale do Aço, com as maiores velocidades oferecidas no mercado e o melhor, com o melhor custo-benefício! 

Contrate agora!

Suporte Técnico
Iniciar conversa
Contratar pelo whatsapp
Olá 👋 Quer CONTRATAR seu plano de internet FIBRA ÓTICA? Fale comigo!