Você contratou internet fibra de ultra velocidade, mas tem a sensação de que o seu smartphone não está recebendo toda a velocidade contratada? Você tem problemas com o Wi-Fi mesmo quando o celular está ao lado do roteador?
Saiba que o problema pode estar no seu aparelho.
Alguns modelos de celular não tem a tecnologia necessária para atingir altas velocidades. Alguns deles, mais antigos, alcançam, no máximo, 60 mega de velocidade. O que isso quer dizer?
Imagine que você está numa rodovia sem limite de velocidade, como a Autobahn, na Alemanha, mas o seu carro não ultrapassa os 100 km/h. É mais ou menos isso que acontece quando o seu aparelho celular não é compatível com ultra velocidade.
O que é velocidade de internet?
Diferentemente da sigla Hi-Fi, que é abreviação de “High Fidelity” ou, em português, alta fidelidade, o nome Wi-Fi não é uma sigla e não tem um significado específico. Mas é correto afirmar que a sílaba “Wi” está relacionada com a palavra “wireless”, termo do inglês que significa “sem fio”.
O termo Wi-Fi foi escolhido em 1999 para batizar a tecnologia até então conhecida como IEEE 802.11b. Este nome foi escolhido entre várias alternativas, pelo consórcio que regulamenta o uso do padrão no mundo, a Wi-Fi Alliance.
A logo oficial do Wi-Fi foi inspirada no Yin-Yang, símbolo taoísta que representa o equilíbrio entre forças opostas. Neste caso, representa a capacidade do Wi-Fi de ser utilizado nos mais diferentes tipos de dispositivos.
Isso porque uma das principais características da tecnologia Wi-Fi é a garantia de ser compatível, independentemente da geração, do tipo de dispositivo. Ou seja, um equipamento com Wi-Fi lançado há 10 anos deve funcionar em uma rede atual.
Funcionar, até que funciona!
Mas isso não quer dizer que este aparelho conseguirá navegar com toda a velocidade fornecida por esta rede.
Padrões de conexão via wireless
O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), é uma organização fundada nos EUA e dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Esta organização desenvolveu os padrões de protocolo IEEE 802.11a/b/g/n/ac, garantindo que todos os aparelhos possam se comunicar entre si usando as frequências 2.4 GHz ou 5GHz.
Não significa que todos aparelhos consigam navegar com toda a velocidade oferecida. Isso acontece porque alguns dispositivos funcionam apenas com os padrões mais antigos, o que impede que eles atinjam a performance esperada.
Além disso, nem todo modem oferece as duas bandas de internet. Portanto, se a sua internet não é Ibi Telecom, é bom verificar isso também!
Mas qual a diferença entre as bandas e o que esses padrões têm haver com isso?
O padrão 2.4 GHz tem apenas três canais e é a frequência utilizada pela maioria dos dispositivos Wi-Fi. Isso, sem contar os aparelhos eletrônicos como telefone sem fio, controle de garagem, babá eletrônica e até forno microondas.
Ou seja, é uma banda muito mais congestionada, pois mais eletrônicos ocupam a mesma faixa.
Além das interferências, que fazem o sinal ficar ruim, os padrões mais antigos (802.11a/b/g), que operam em 2.4 GHz têm um limite de transferência de até 60 Mbps. Por esta razão foram desenvolvidos novos padrões (802.11n/ac) que têm a capacidade de operar nas duas frequências (2.4 GHz e 5 GHz). Isso garante um sinal de maior qualidade.
A frequência de 5 GHz apresenta 23 canais, ou seja, é muito mais do que os três da frequência 2.4. Além disso, os aparelhos com padrão n a ac operam com velocidades a partir de 100 Mbps, podendo chegar a 450 Mbps, no caso dos padrões n (livre de interferências e obstáculos) e 1.300 Mbps no caso dos padrões ac.
Resumindo:
A frequência 5GHz é mais rápida e sofre menos interferências. Dessa forma pode-se transmitir muito mais dados em menos tempo. Entretanto a 2.4 GHz vai mais longe. Apesar de ter uma capacidade reduzida de trocas de informações entre o roteador e o computador, essa frequência permite que o sinal da internet se propague por uma área maior.
Como verificar se seu celular suporta ultra velocidade no Wi-Fi
Agora já sabemos que, para que o seu aparelho celular (e isso vale também para tablets, notebooks, smart tv, etc.) consiga suportar ultra velocidades no Wi-Fi, ele deve ter recursos para utilizar a frequência 5 GHz.
Mas como verificar isso no seu aparelho?
A maneira mais simples de saber se seu celular conecta no Wi-Fi 5GHz é, caso seu provedor de internet ofereça as duas bandas, como é o caso da Ibi Telecom, ambas as redes irão aparecer quando você clicar no ícone do Wi-Fi do seu dispositivo. Aí é só escolher a rede da sua preferência.
Outra forma é acessar as configurações do seu aparelho e checar as configurações de rede. Esse passo-a-passo pode variar, dependendo do modelo do aparelho, mas, de forma geral, o percurso para saber se o seu celular acessa o Wi-Fi 5GHz costuma ser:
- Configurações
- Rede e internet
- Wi-Fi
- Selecione as Propriedades de Rede - costuma ser um ícone de engrenagem ou no ícone “menu”.
- Leia as configurações de frequência.
Também é possível fazer essa verificação utilizando o App Wi-Fi Analyzer, em aparelhos com tecnologia Android.
Não confunda 5GHz com 5G!
Pra finalizar, não confunda a frequência de banda 5GHz, utilizada em redes de internet domésticas, com a tecnologia de rede móvel 5G. O 5G é uma nova tecnologia de internet utilizada em aparelhos telemóveis e não tem nada haver com o Wi-Fi da sua casa!
Você já tem internet de ultra velocidade na sua casa?
Agora que você já sabe como fazer para saber se o seu smartphone suporta ultra velocidade, que tal dar um upgrade no seu plano de internet?
A Ibi Telecom tem os melhores planos de internet fibra ótica de Governador Valadares e do Vale do Aço, com as maiores velocidades oferecidas no mercado e o melhor, com o melhor custo-benefício! Contrate agora!