Você sabe tudo sobre a “pedra negra”, que é símbolo e patrimônio valadarense? Nesta matéria, vamos falar um pouco sobre ela. Vem com a gente!
Pico da Ibituruna e Rio Doce em Governador Valadares. Imagem: jp-lugaresfantasticos.blogspot.com
A região do leste de Minas Gerais, que engloba o Vale do Rio Doce e o Vale do Aço, é conhecida por sua riqueza histórica, cultural e natural, abrigando diversos pontos turísticos e belezas naturais.
Dentre essas belezas, encontramos, por exemplo, o Parque Estadual do Rio Doce: uma das maiores reservas de mata atlântica do Brasil. Situado entre as cidades de Timóteo, Dionísio e Marliéria, o parque é um paraíso para os amantes da natureza, oferecendo trilhas, cachoeiras, lagos e uma rica biodiversidade, com espécies de fauna e flora típicas da região.
Outro ponto turístico importante da região é o Pico da Ibituruna. Quer saber tudo sobre este importante cartão postal da cidade de Governador Valadares? Então continue por aqui que vamos te contar tintim por tintim!
Governador Valadares: a capital do voo livre
A cidade de Governador Valadares é conhecida como a "capital mundial do voo livre", com suas rampas naturais e artificiais que atraem pilotos de todo o mundo. A cidade é, atualmente, um dos destinos mais populares para os amantes de esportes radicais.
É um dos melhores lugares do Brasil para a prática de parapente e asa-delta, devido às suas condições climáticas favoráveis e à montanha que envolve a cidade: o Pico da Ibituruna.
Valadares possui uma população estimada de mais de 280 mil habitantes e é um importante centro regional para comércio e serviços. A cidade, atravessada pelo Rio Doce, proporciona belas paisagens e opções de lazer e uma grande diversidade de bares e restaurantes.
A ocupação da região de Governador Valadares se deu pelas condições geográficas da região, tendo o Pico da Ibituruna como marco referencial e o rio Doce, fazendo uma ligação da região com o litoral do Espírito Santo.
Para quem visita o Pico da Ibituruna, a cidade de Governador Valadares também oferece diversas opções de lazer e turismo, como museus, belas igrejas e o Rio Doce, que é um convite para a prática de atividades aquáticas como caiaque e canoagem.
Este conjunto formado pelo Pico da Ibituruna, o rio Doce, a mata atlântica, em contraste com a urbanização da cidade, tornaram a paisagem singular!
O Pico da Ibituruna
O Pico da Ibituruna é uma das montanhas mais famosas de Minas Gerais. Situada às margens do Rio Doce, possui 1.123 metros de altitude e se tornou um destino popular entre os amantes de aventura e natureza, oferecendo uma vista panorâmica deslumbrante da região.
Além das atividades esportivas, como os voos de asa delta e paraglider, o Pico da Ibituruna também é uma escolha certeira para quem gosta de fazer trilhas, seja a pé, nas corridas de montanha, de bike ou mesmo de motocicleta.
Sinalização das trilhas do Pico da Ibituruna em Governador Valadares. Imagem: trilhasdoriodoce.com.br
Além disso, também é um lugar para quem quer se conectar com a natureza e relaxar. O local é cercado por uma vegetação exuberante, com diversas espécies de flora e fauna, como bromélias, orquídeas, tucanos e saguis, tem como atração um belíssimo pôr-do-sol!
De onde vem o nome "Pico da Ibituruna"?
O seu nome, Pico da Ibituruna, tem origem no tupi-guarani, onde “ibituruna” significa "montanha negra" ou "pedra preta". Ao que tudo indica, a montanha que cerca a cidade de Governador Valadares recebeu este nome do bandeirante Fernão Dias Paes, por ser uma região rochosa parecida com a de Ibituruna, localizada no Rio Grande.
Outras fontes citam outro significado para a palavra ibituruna: “árvore alta e frondosa” e que o nome da formação rochosa que cerca Valadares recebeu este nome, referindo-se às “correntezas das ibiturunas no Rio Doce”.
De acordo com o site do IEPHA MG, a primeira exploração do Pico da Ibituruna aconteceu em 1573, realizada por Sebastião Fernandes Tourinho e, em 17 de janeiro de 2014, foi tombado como Monumento Natural.
Em resumo, o Pico da Ibituruna é um destino imperdível para quem busca aventura, contato com a natureza e momentos de relaxamento em Governador Valadares. Com uma vista deslumbrante e privilegiada da cidade, atividades para todos os gostos, é um lugar que encanta e conquista os visitantes.
Projeto Passarinhando na Ibituruna
O Pico da Ibituruna também é famoso por sua diversidade natural. Diferentes espécies de plantas e animais dos mais variados tipos habitam a região. Para contribuir com a catalogação e preservação de espécies de aves, foi criado o projeto Passarinhando na Ibituruna.
O projeto tem como mascote a coruja Murucututu-de-Barriga-Amarela, e seu objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação, não apenas de aves, mas de toda a natureza.
Reunindo turismo e ecologia, o projeto Passarinhando na Ibituruna apresenta uma lista de espécies de aves registradas ao longo dos anos na Ibituruna. São, ao todo, 236 espécies de aves catalogadas, dentre elas 15 (quinze) espécies endêmicas para Mata Atlântica e Brasil, ou seja, espécies que só podem ser encontradas nesta região, além de 05 (cinco) espécies em ameaça de extinção, nos diferentes status de conservação.
Esse “tesouro ambiental”, como são chamadas pelas idealizadoras do projeto, traz para a área da Ibituruna um grande potencial para turismo ecológico, com foco em atrair Observadores de Aves, os chamados “BIRDWATCHING”.
O projeto, além de criar e distribuir painéis com imagens das aves catalogadas ao lado de QRCodes, através dos quais é possível escutar o seu canto, ainda apresenta trilhas de fácil acesso que formam uma rota riquíssima para esse objetivo.
O Pico da Ibituruna, em Governador Valadares/MG, que já possui turismo de Voo Livre e uma Unidade de Conservação, recentemente ganhou mais este atrativo para nos fazer valorizar, ainda mais, a sua alta biodiversidade
A Ibi para além do Pico da Ibituruna
Há cerca de 15 anos, em Governador Valadares, nasceu uma empresa que tinha, por objetivo, fornecer internet de qualidade para a região, com tecnologia de ponta: a Ibi.
A referência à formação rochosa que cerca sua cidade de origem é evidente. Porém, nunca pretendemos nos limitar apenas à cidade de Governador Valadares.
Tendo ampliado para outras regiões de Minas Gerais e visando o crescimento nacional, nos tornamos Ibi - Internet Brasileira Incrível.
Assim como o Pico da Ibituruna é um destino obrigatório para os amantes da natureza, nossa internet 100% fibra ótica é indispensável para quem ama tecnologia de ponta e conexão de qualidade.
Ciente de que toda a região do Leste Mineiro, em especial a região do Vale do Aço, tinha carência de internet fibra ótica de ultravelocidade e com alta qualidade, o nosso objetivo sempre foi proporcionar a melhor experiência de conectividade para toda a região.
Hoje, a atendemos a 11 cidades da região, incluindo Ipatinga, Timóteo, Caratinga, Santana do Paraíso e Coronel Fabriciano e, pela excelência do seu trabalho, fomos reconhecidos em diversas dessas cidades com o Prêmio Melhor Provedor 2024 e recebemos o selo Reputação RA1000 do Reclame Aqui.
Ainda não tem Ibi Internet na sua casa ou empresa?
Não perca mais tempo!
No Pico da Ibituruna você pode sentir a adrenalina da aventura e do contato com a natureza, e com a internet fibra ótica da Ibi, você sente a adrenalina de navegar com ultravelocidade!