Pico da IBITURUNA

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:

A “pedra preta” que deu origem ao nome da IBI Telecom

Pico da Ibituruna e Rio Doce em Governador Valadares. Imagem: jp-lugaresfantasticos.blogspot.com

A região do leste de Minas Gerais, que engloba o Vale do Rio Doce e o Vale do Aço, é conhecida por sua riqueza histórica, cultural e natural, abrigando diversos pontos turísticos e belezas naturais. 

Dentre essas belezas, encontramos, por exemplo, o Parque Estadual do Rio Doce: uma das maiores reservas de mata atlântica do Brasil. Situado entre as cidades de Timóteo, Dionísio e Marliéria, o parque é um paraíso para os amantes da natureza, oferecendo trilhas, cachoeiras, lagos e uma rica biodiversidade, com espécies de fauna e flora típicas da região.

Outro ponto turístico importante da região é o Pico da Ibituruna. Quer saber tudo sobre este importante cartão postal da cidade de Governador Valadares? Então continue por aqui que vamos te contar tim-tim por tim-tim!

Programa Indicação Premiada da IBI TELECOM. Cliente IBI ganha R,00 por indicação concluída e quem contrata por indicação ganha R,00.
Cliente IBI TELECOM recebe R$50,00 por indicação concluída e quem contrata por indicação ganha R$25,00.

Governador Valadares - A capital do vôo livre

A cidade de Governador Valadares é conhecida como a "capital mundial do voo livre", com suas rampas naturais e artificiais que atraem pilotos de todo o mundo. A cidade é, atualmente, um dos destinos mais populares para os amantes de esportes radicais. 

É um dos melhores lugares do Brasil para a prática de parapente e asa-delta, devido às suas condições climáticas favoráveis e à montanha que envolve a cidade: o Pico da Ibituruna.

Pessoas praticando voo livre no Pico da Ibituruna, em Governador Valadares.

Pessoas saltando de paraglider do Pico da Ibituruna. Imagem: jp-lugaresfantasticos.blogspot.com

Valadares possui uma população estimada de cerca de 280 mil habitantes e é um importante centro regional para comércio e serviços. A cidade, atravessada pelo Rio Doce, proporciona belas paisagens e opções de lazer e uma grande diversidade de bares e restaurantes.

A ocupação da região de Governador Valadares se deu pelas condições geográficas da região, tendo o Pico da Ibituruna como marco referencial e o rio Doce, fazendo uma ligação da região com o litoral do Espírito Santo. 

Para quem visita o Pico da Ibituruna, a cidade de Governador Valadares também oferece diversas opções de lazer e turismo, como museus, belas igrejas e o Rio Doce, que é um convite para a prática de atividades aquáticas como caiaque e canoagem.

Este conjunto formado pelo Pico da Ibituruna, o rio Doce, a mata atlântica, em contraste com a urbanização da cidade, tornaram a paisagem singular!

Paisagem da cidade de Governador Valadares com o Pico da Ibituruna ao fundo. Imagem: valadares.mg.gov.br 

O Pico da Ibituruna 

O Pico da Ibituruna é uma das montanhas mais famosas de Minas Gerais. Situada às margens do Rio Doce, possui 1.123 metros de altitude e se tornou um destino popular entre os amantes de aventura e natureza, oferecendo uma vista panorâmica deslumbrante da região.

Marcação de trilha, do projeto Trilhas da Ibituruna.

Além das atividades esportivas, como os voos de asa delta e paraglider, o Pico da Ibituruna também é uma escolha certeira para quem gosta de fazer trilhas, seja a pé, nas corridas de montanha, de bike ou mesmo de motocicleta.

Sinalização das trilhas do Pico da Ibituruna em Governador Valadares. Imagem: trilhasdoriodoce.com.br 

Além disso, também é um lugar para quem quer se conectar com a natureza e relaxar. O local é cercado por uma vegetação exuberante, com diversas espécies de flora e fauna, como bromélias, orquídeas, tucanos e saguis, tem como atração um belíssimo pôr-do-sol!

Pôr-do-sol com vista para a cidade de Governador Valadares, do alto do Pico da Ibituruna. Imagem: reprodução Youtube

De onde vem o nome "Pico da Ibituruna"?

O seu nome, Pico da Ibituruna, tem origem no tupi-guarani, onde “ibituruna” significa "montanha negra" ou "pedra preta". Ao que tudo indica, a montanha que cerca a cidade de Governador Valadares recebeu este nome do bandeirante Fernão Dias Paes, por ser uma região rochosa parecida com a de Ibituruna, localizada no Rio Grande.

Outras fontes citam outro significado para a palavra ibituruna: “árvore alta e frondosa” e que o nome da formação rochosa que cerca Valadares recebeu este nome, referindo-se às “correntezas das ibiturunas no Rio Doce”. 

De acordo com o site do IEPHA MG, a primeira exploração do Pico da Ibituruna aconteceu em 1573, realizada por Sebastião Fernandes Tourinho e, em 17 de janeiro de 2014, foi tombado como Monumento Natural.

Em resumo, o Pico da Ibituruna é um destino imperdível para quem busca aventura, contato com a natureza e momentos de relaxamento em Governador Valadares. Com uma vista deslumbrante e privilegiada da cidade, atividades para todos os gostos, é um lugar que encanta e conquista os visitantes.

Projeto Passarinhando na Ibituruna

O Pico da Ibituruna também é famoso por sua diversidade natural. Diferentes espécies de plantas e animais dos mais variados tipos habitam a região. E para contribuir com a catalogação e preservação de espécies de aves, foi criado o projeto Passarinhando na Ibituruna.

O projeto tem como mascote a coruja Murucututu-de-Barriga-Amarela, e seu objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação, não apenas de aves, mas de toda a natureza.

Reunindo turismo e ecologia, o projeto Passarinhando na Ibituruna apresenta uma lista de espécies de aves registradas ao longo dos anos na Ibituruna. São, ao todo, 236 espécies de aves catalogadas, dentre elas 15 (quinze) espécies endêmicas para Mata Atlântica e Brasil, ou seja, espécies que só podem ser encontradas nesta região, além de 05 (cinco) espécies em ameaça de extinção, nos diferentes status de conservação. 

Esse “tesouro ambiental”, como são chamadas pelas idealizadoras do projeto, traz para a área da Ibituruna um grande potencial para turismo ecológico, com foco em atrair Observadores de Aves, os chamados “BIRDWATCHING”. 

O projeto, além de criar e distribuir painéis com imagens das aves catalogadas ao lado de QRCodes, através dos quais é possível escutar o seu canto, ainda apresenta trilhas de fácil acesso que formam uma rota riquíssima para esse objetivo. 

O Pico da Ibituruna, em Governador Valadares/MG, que já possui turismo de Voo Livre e uma Unidade de Conservação, recentemente ganhou mais este atrativo para nos fazer valorizar, ainda mais, a sua alta biodiversidade

A IBI Telecom para além do Pico da Ibituruna

Há cerca de 15 anos, em Governador  Valadares, nasceu uma empresa que tinha, por objetivo, fornecer internet de qualidade para a região, com preço acessível e tecnologia de ponta: a IBI TELECOM.

A referência à formação rochosa que cerca sua cidade de origem é evidente, não apenas no nome da empresa (IBI de Ibituruna) como também no seu logotipo, onde é possível perceber uma montanha e ondas Wi-Fi. 

E assim como o Pico da Ibituruna é um destino obrigatório para os amantes da natureza, a internet fibra ótica da IBI Telecom é indispensável para quem ama tecnologia de ponta e conexão de qualidade.

Porém, a IBI Telecom nunca pretendeu se limitar à cidade de Governador Valadares. 

Ciente de que toda a região do Leste Mineiro, em especial a região do Vale do Aço, tinha carência de internet fibra ótica de ultravelocidade e com alta qualidade, o objetivo da empresa sempre foi proporcionar a melhor experiência de conectividade para toda a região.

Cidades atendidas pela IBI TELECOM: Caratinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso, Governador Valadares, Mathias Lobato, Frei Inocêncio, Ouro Verde de Minas, Frei Gaspar e Ataléia.

Hoje, a IBI atende a 11 cidades da região, incluindo Ipatinga, Timóteo, Caratinga, Santana do Paraíso e Coronel Fabriciano e, pela excelência do seu trabalho, foi reconhecida em diversas dessas cidades com o Prêmio Melhor Plano de 2023.

Ainda não tem IBI TELECOM na sua casa ou empresa?

Não perca mais tempo!

No Pico da Ibituruna você pode sentir a adrenalina da aventura e do contato com a natureza, e com a internet fibra ótica da IBI Telecom, você sente a adrenalina de navegar com ultravelocidade!

Os melhores planos de internet fibra ótica do Vale do Aço e do Leste Mineiro
Os melhores planos de internet fibra ótica da região
Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:
Suporte Técnico
Iniciar conversa
Contratar
Olá 👋 Quer CONTRATAR seu plano de internet FIBRA ÓTICA? Fale comigo!