Parque Ipanema – O maior parque urbano de Minas Gerais

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:

Quer uma ótima opção de passeio com a família, seja para uma programação diferente para o dia das mães ou uma oportunidade de levar as crianças para fazer atividades ao ar livre?! 

Foto: Elvira Nascimento/Reprodução

Conheça o maior parque urbano de Minas Gerais e um dos maiores do país! O Parque Ipanema, em Ipatinga, é um projeto incrível que reúne preservação ambiental, esporte e lazer em mais de 1 milhão de metros quadrados.

O Parque Ipanema é um convite para explorar a natureza, se divertir, praticar esportes e relaxar. E hoje nós vamos contar um pouco mais sobre este lugar incrível para vocês!

Os melhores planos de internet fibra ótica do Vale do Aço e do Leste Mineiro
Os melhores planos de internet fibra ótica da região!

Estrutura do Parque Ipanema

Com paisagismo idealizado pelo renomado arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx, o parque foi criado para preservar a margem do Ribeirão Ipanema e hoje é uma área aberta para toda a população. Com cerca de 12 mil árvores plantadas, é um verdadeiro refúgio verde no coração da cidade.

O Parque Ipanema oferece diversas atrações para todas as idades: playground para as crianças, lago com ilha, cataventos, quadras poliesportivas, campos de futebol, pista de caminhada, ciclovias, pista de cooper, quadras de peteca e um anfiteatro. Nas dependências do parque também estão presentes uma Farmácia Verde, o Ginásio Poliesportivo Eli Amâncio, uma estação meteorológica e biblioteca ecológica (Ecoteca).

E não para por aí! O espaço é palco de diversas manifestações culturais, religiosas, esportivas e de lazer, com um palco incrível para shows e espetáculos dentro da lagoa.

A área do parque também engloba outras atrações incríveis, como o Estádio Municipal João Lamego Netto (Ipatingão), o Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, o Kartódromo Internacional Emerson Fittipaldi (Kart Clube de Ipatinga), o Horto Municipal, a Estrada de Ferro Caminho das Águas, com sua extensão de 2,6 km, e o Viveiro Municipal.

Sobre a construção do Parque Ipanema

O Parque Ipanema é uma das mais belas áreas verdes urbanas do país, localizado no centro de Ipatinga, no Vale do Aço. Com mais de um milhão de metros quadrados, é considerado um verdadeiro oásis dentro da cidade.

A criação de um parque público na cidade teve início na década de 1970, quando a prefeitura e a Usiminas uniram forças para oferecer uma área de lazer à população. A escolha do local foi cuidadosa, tendo sido selecionada uma região livre, próxima aos bairros Iguaçu, Jardim Panorama, Veneza, Centro e Novo Cruzeiro, o que garantiria o fácil acesso aos moradores.

As obras de construção do parque tiveram início em 1980, com a realização da terraplenagem, drenagem, plantio de grama e arborização, além da demarcação das vias internas e da Avenida Roberto Burle Marx, que dá acesso ao parque. No entanto, os trabalhos foram interrompidos por alguns anos, até que, em 1985, o aclamado paisagista Roberto Burle Marx foi contratado para desenvolver o projeto paisagístico.

Pôr-do-sol no Parque Ipanema, em Ipatinga - MG.
Pôr-do-sol no Parque Ipanema, em Ipatinga-MG.

Quando foi sua inauguração?

A inauguração do Parque Ipanema foi gradual, acontecendo à medida em que as áreas adjacentes eram desapropriadas.

O Kartódromo Emerson Fittipaldi, por exemplo, foi inaugurado em 1982. No mesmo ano foi inaugirado o Estádio Municipal João Lamego Netto, o Ipatingão, principal estádio da cidade e do Vale do Aço, com capacidade para até 23 mil pessoas.

Já o Centro Esportivo e Cultural Sete de Outubro foi aberto em 1991 e o Parque da Ciência em 2000.

A grande quantidade de árvores plantadas no parque é uma das suas principais características. Há cerca de 12 mil árvores no local, proporcionando um ambiente agradável e fresco para os visitantes.

Um fato triste sobre isso é que algumas das árvores originais foram danificadas durante o período de abandono da construção. Mas não se preocupe! Elas foram replantadas posteriormente.

Patrimônio Cultural

A prefeitura de Ipatinga é responsável pela administração do parque, que foi oficialmente tombado como patrimônio cultural municipal, devido à sua importância para a cidade.

Primeiramente a Estação Pouso de Água Limpa foi tombada como patrimônio cultural municipal pela Lei nº 1.727, de 4 de novembro de 1999. O Parque Ipanema por completo teve seu tombamento decretado pela Lei nº 1.763, de 24 de março de 2000.

Algumas das atrações do Parque Ipanema

Além da enorme área verde, o Parque Ipanema abriga diversos aparelhos esportivos, culturais e científicos. Vamos conhecer alguns deles?

Parque da Ciência

Parque da Ciência, no Parque Ipanema, em Ipatinga - MG
Parque da Ciência e playground - Reprodução: Prefeitura de Ipatinga

No meio do Parque Ipanema, você pode encontrar o Parque da Ciência, um lugar super legal para aprender sobre ciência de forma descontraída. Conhecidos como museus interativos de ciência, esses espaços são para todas as idades e usam uma linguagem simples com brincadeiras interativas para divulgar conceitos das ciências naturais e tornar a ciência mais acessível.

Com mais de 60 montagens, o Parque da Ciência de Ipatinga apresenta as principais atrações que mostram princípios e fenômenos físicos, biológicos, químicos e astronômicos que podem ser vistos ou tocados pelos visitantes. Além disso, o parque realiza eventos anuais, como a Mostra de Ciência e o Projeto Astronomia no Parque. 

O Parque da Ciência recebe visitas escolares e exposições de ciências e astronomia. Ah, e em 2002 ele ganhou o III Prêmio de Divulgação Científica "Francisco de Assis Magalhães Gomes" e foi registrado na Associação Brasileira de Centro e Museus de Ciências (ABCMC). 

Quando visitar o Parque Ipanema em Ipatinga, não perca a chance de conferir o "cantinho do cochicho", o "caminho das estrelas", a "nuvem d'água" e o relógio de sol, todos localizados no mesmo espaço do Parque da Ciência e do parquinho.

Centro esportivo e cultural Sete de Outubro

O Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, ou CEC para os íntimos, é o lugar perfeito para se divertir e praticar esportes em Ipatinga! 

Construído com um objetivo muito nobre, de promover a inclusão esportiva para todos, desde crianças até a terceira idade, o CEC oferece escolas de aprendizagem em uma variedade de modalidades, incluindo basquete, vôlei, handebol, futsal, futebol de campo, capoeira, karatê, judô, xadrez, dama, teatro, taekwon-do, dança, ginástica olímpica, trampolim acrobático e muito mais!

E a infraestrutura do lugar é impressionante! 

Com um ginásio poliesportivo que comporta até 2.500 pessoas, 4 quadras poliesportivas, 2 quadras de malha, 3 galpões cobertos para artes marciais, 1 teatro, 1 palco coberto e 2 campos society gramados, o CEC tem tudo o que você precisa para se divertir e praticar esportes em grande estilo. Vale a pena conhecer!

Kartódromo Emerson Fittipaldi - Kart Clube de Ipatinga

Quer sentir a emoção da velocidade e da adrenalina? Então você precisa conhecer o Kartódromo Emerson Fittipaldi - Kart Clube Ipatinga (KCI)! 

Desde 1982, esse lugar incrível homenageia o nosso querido bicampeão da Fórmula 1, Emerson Fittipaldi. Com um circuito veloz, traçado seletivo e área de escape em todo o percurso, a pista do KCI está entre as melhores do país. Em 1985, o público chegou a incríveis 40 mil pessoas, que vibraram com a adrenalina dos pilotos. 

Em 2004, o kartódromo passou por uma grande reforma para atender às exigências da CBA, FIA e FMA, recebendo assim o título de "internacional". Com uma pista de 1.200 metros de comprimento, já recebeu diversas competições de kart em nível estadual e nacional. Lá já foram realizados cinco campeonatos brasileiros e 19 campeonatos mineiros! 

Tudo isso é possível graças ao trabalho voluntário dos apaixonados por velocidade que mantém o Kart Clube de Ipatinga.

Eventos culturais no Parque Ipanema

O Parque Ipanema é um verdadeiro ponto de encontro em Ipatinga! Ele é palco de shows incríveis, como os que costumam acontecer no Réveillon. Esses shows já receberam até 85 mil pessoas! 

Outro evento importante que acontece no Parque Ipanema é a famosa encenação da Paixão de Cristo, durante a Semana Santa. Depois de três anos sem poder ser realizado presencialmente, devido à pandemia do novo coronavírus, em 2023 o famoso Teatro da Paixão de Cristo voltou a ser apresentado em Ipatinga, no Parque Ipanema. 

A emocionante história da crucificação e ressurreição de Jesus Cristo é um espetáculo aberto ao público e acontece na Ilha do Catavento. E o lago do parque é liberado para pescarias coletivas no evento "Pescando no Parque", que sempre acontece no domingo anterior à Páscoa.

Além disso, as festas do aniversário da cidade, em abril, e diversos eventos culturais e musicais, agitam o parque o ano todo. E no Natal, a ornamentação é especial, com direito a casinha do Papai Noel e presépio em aço e cantatas natalinas. 

Quiosques 

Para garantir ainda mais conforto e comodidade para os frequentadores do Parque Ipanema, em 2019 foram inaugurados 3 complexos de quiosques. Eles oferecem um cardápio variado, com lanches, comidas, bebidas, água de coco, sorvetes e açaí.

Cada um dos módulos possui 2 quiosques, localizados um na frente da lagoa, um próximo às quadras e outro próximo ao teatro de arena. Além disso, os quiosques oferecem banheiros e sombra de pergolados e guarda-sóis para aliviar o calor.

Quando forem visitar o Parque Ipanema, aproveitem para tomar um sorvete e desfrutar da melhor internet da região, no hotspot da IBI TELECOM presente no Quiosque Boachá. Assim, a sua experiência fica ainda mais completa!

Ótima opção para um passeio com a família!

O Parque Ipanema é uma excelente opção de passeio com a família e com os amigos. Um lugar incrível para a prática de esportes e para fazer picnic com a criançada! Este é, sem dúvida, um passeio imperdível para moradores e visitantes de Ipatinga!

E a IBI TELECOM tem muito orgulho de marcar presença em Ipatinga e no Vale do Aço! Se você é de Ipatinga e ainda não navega com a melhor opção de toda a região, não fique desconectado!
Veja o que nossos clientes dizem de nós e venha, você também, para a IBI TELECOM!

Programa Indicação Premiada da IBI TELECOM. Cliente IBI ganha R,00 por indicação concluída e quem contrata por indicação ganha R,00.
Cliente IBI TELECOM recebe R$50,00 por indicação concluída e quem contrata por indicação ganha R$25,00.
Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:
Suporte Técnico
Iniciar conversa
Contratar
Olá 👋 Quer CONTRATAR seu plano de internet FIBRA ÓTICA? Fale comigo!