Dorama – as histórias asiáticas que estão viciando as pessoas no mundo todo!

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:

Você nunca ouviu falar em dorama? Vem com a gente e fique por dentro!

A era dos serviços de streaming trouxe uma revolução no mundo do entretenimento. Agora, temos acesso a uma vasta gama de conteúdo audiovisual, como filmes e séries de diferentes partes do mundo, e não ficamos mais restritos apenas às produções norte-americanas e brasileiras. 

A internet facilitou bastante a distribuição dos conteúdos audiovisuais. Isso favoreceu não apenas as produções, que não ficaram mais tão dependentes do mercado cinematográfico, mas também ao público, que passa a ter acesso aos mais diferentes tipos de conteúdo. 

As barreiras de idioma e distância foram quebradas, e podemos mergulhar em mundos incríveis, histórias emocionantes e personagens cativantes de todos os cantos do planeta. Isso fez com que diversos materiais, filmes e séries que, antigamente, dificilmente chegariam ao grande público, hoje sejam acessíveis e despertem uma legião de fãs!

É o caso dos DORAMAS. Você sabe o que é?

O que é DORAMA?

A expressão "dorama" é o modo como os japoneses pronunciam a palavra "drama". Assim como “drama”, no inglês, o dorama não se refere ao gênero dramático, mas ao ato da performance cênica, ou seja, teatro, novela, séries ou filmes.

Foi assim que um estilo específico de produções surgiu e acabou sendo conhecido. Geralmente, essas séries japonesas são compostas por cerca de 10 a 20 episódios com duração média de 40 minutos.

Esse tipo de série apresenta histórias emocionantes, muitas vezes centradas em temas como amor, amizade, família, trabalho e superação. E, apesar do nome, não se trata apenas de séries dramáticas.

Diferentemente das telenovelas brasileiras, as tramas dos doramas se concentram em um núcleo principal sem grandes desdobramentos. Em geral, essas histórias são concluídas em apenas uma temporada, não se estendendo por anos como outras produções. Apesar disso, alguns doramas podem ter mais de uma temporada, mas não é o comum.

Alice in Borderland é uma das séries japonesas mais aclamadas dos últimos tempos e está disponível  na Netflix. Imagem reprodução.

Outras séries japonesas que vale a pena assistir são:

  • Good Morning Call
  • Midnight Dinner: Tokyo Stories
  • Switched

Todas essas estão disponíveis na Netflix!

Dorama, K-drama, C-drama, TW-drama… É tudo a mesma coisa?

Atualmente, a palavra dorama já não se restringe mais às séries de origem japonesa apenas, mas se refere às séries televisivas de origem asiática. Mais precisamente do leste asiático.

Apesar de, para nós, ocidentais, ser difícil perceber as diferenças, as culturas asiáticas, japonesa, chinesa, coreana, taiwanesa, etc., são muito distintas e essas diferenças ficam evidentes em suas produções televisivas. 

C-drama

Os doramas produzidos na China, que tem um enorme mercado de entretenimento, são chamados C-dramas. Diferentemente dos J-dramas, ou doramas japoneses, os C-dramas podem ter até 60 episódios com duração de mais de 40 minutos, em uma única temporada.

Dificilmente as séries asiáticas passam de uma temporada, sendo uma história pensada para ter começo, meio e fim - diferentemente dos seriados norte-americanos ou das novelas brasileiras, que se estendem por muito mais tempo, podendo ser renovada ou ampliada de acordo com a audiência.

Alguns C-dramas disponíveis completos no YouTube são:

1. A LONGA BALADA

2. VÁ EM FRENTE

3. A DAMA DO GENERAL

Série A Dama do General é um dorama de época que conta a história de um casamento arranjado e como amor e lealdade podem surgir em meio a uma guerra. Imagem: Reprodução

4. SINTA-SE EM CASA SR. LING

5. O CURSO DA VIDA

K-dramas

Nos últimos anos, os doramas coreanos, também conhecidos como K-dramas, vêm ganhando cada vez mais notoriedade. São séries televisivas produzidas na Coreia do Sul que se popularizaram em todo o mundo. 

Os doramas coreanos, geralmente, têm de 16 a 20 episódios que, facilmente, ultrapassam uma hora de duração. 

Esses doramas sul-coreanos têm uma produção muito cuidadosa, com roteiros bem elaborados, atores talentosos e trilhas sonoras marcantes. Alguns dos temas mais populares são romance, drama histórico, comédia romântica, suspense e fantasia.

Alguns dos k-dramas coreanos mais famosos, disponíveis na Netflix, são:

Série “Uma Advogada Extraordinária” que conta a história de uma advogada com autismo e os desafios que ela enfrenta no seu dia-a-dia. Imagem Reprodução Netfllix
  • Crash Landing on You (traduzido para o português como “Pousando no Amor”), 
  • Itaewon Class
  • Vincenzo
  • A Lição.

TW-dramas

Bem, como você já deve ter entendido, as letras que antecedem à palavra “drama” estão relacionadas ao país de origem da série, e TW-dramas são as séries de Taiwan. 

Neste caso há bastante variação de formatos, quantidade de episódios e duração de cada episódio. Tem séries mais curtas e séries de longa duração, assim como os C-dramas. As TW-dramas não seguem um padrão tão definido.

Alguns exemplos de TW-dramas disponíveis na Netflix são:

  • The Perfect Match 
Esta é uma série de comédia romântica típica, onde os personagens principais começam se alfinetando. Imagem Reprodução
  • Love Storm
  • K.O. One
  • A Princesa da Máfia
  • The Devil Punisher.

Onde assistir?

Durante o texto já demos algumas dicas de plataformas para acessar os mais diferentes tipos de doramas, como o YouTube e a Netflix, a plataforma de streaming mais popular no Brasil para assistir doramas. Porém, existem outros lugares para encontrar essas produções! 

Além da Netflix, aplicativos como Viki e Kocowa oferecem um acervo grande e bem variado de doramas de todas as nacionalidades para você se deliciar!

Essas séries têm ganhado muitos fãs em todo o mundo, acompanhando a famosa "onda coreana”, e muitas vezes os fãs se tornam verdadeiros "viciados" em doramas, acompanhando vários títulos diferentes. 

E aí, já assistiu a algum desses doramas? Ficou curioso para entrar na “onda coreana”? Então, aproveite a sua internet ultravelocidade da IBI TELECOM e assista a esses e outros títulos sem o risco de travamentos e lentidão!

Fique atento às classificações indicativas de cada série e divirta-se! Com tantas possibilidades, você não precisa mais se preocupar em ficar sem opções de séries para maratonar.

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:
Suporte Técnico
Iniciar conversa
Contratar
Olá 👋 Quer CONTRATAR seu plano de internet FIBRA ÓTICA? Fale comigo!