Qual o plano de internet ideal para mim?

Você está pensando em contratar um plano de internet, ou já tem internet em casa, mas sente que o seu plano não atende às demandas da sua residência?

Então, este texto é para você!

Afinal, você sabe como escolher o plano perfeito de internet?

Qual o plano de internet ideal para mim?

Quando você escolhe “errado” o seu plano de internet, das duas, uma: ou a sua internet estará aquém da sua necessidade, ou você estará pagando por um plano muito maior do que a sua necessidade…

Quando ela está abaixo da velocidade ideal, você não consegue realizar tudo aquilo que você se propõe a fazer. Gasta muito tempo em downloads, mais ainda em uploads, e perde muita qualidade na hora de fazer videoconferências, assistir ou baixar vídeos.

Mas, e se ela estiver além da velocidade que você precisa? Ah, neste caso, tudo bem, né?!

Aí que você se engana! Isso depende muito do valor que você paga por este plano.

É claro que vale a pena ter um plano de internet de alta velocidade. Mas o preço também deve ser um fator a ser considerado.

Se esse preço for equiparado com o preço de planos menores de outras operadoras, aí, realmente, tudo bem. Pois a sua experiência de uso será, realmente, muito melhor.

Mas se ele for bem mais caro, você já parou para pensar no prejuízo que isso pode somar ao final de um longo período?!

Afinal de contas, pagar caro num plano de internet exagerado para o seu perfil de consumo, é como abrir a geladeira toda hora só pra ver o que tem dentro: um grande desperdício!

Como saber se a velocidade contratada do meu plano de internet atende ao meu perfil de uso?

Para saber se a velocidade contratada do seu plano de internet te atende, você deve avaliar, em primeiro lugar, sua experiência de uso.

Para te ajudar a avaliar, responda a essas perguntas:

  • Quantas pessoas irão usar a internet?
  • Qual o tipo de uso que vocês fazem?
  • Trabalham em home office?
  • Fazem videochamadas?
  • Jogam online?
  • Você consegue acessar sem dificuldade as páginas que precisa?
  • Quanto tempo você leva para subir um arquivo?
  • E o tempo gasto em downloads?

Após refletir sobre todas essas questões, responda: a velocidade da sua internet está adequada para estes usos?

E caso a resposta seja negativa, separamos aqui 05 pontos para você observar que vão te ajudar a definir o plano de internet ideal para você.

Como escolher o plano de internet ideal para o seu perfil de uso?

1.  Avalie a internet que você já tem.

Se a sua internet não está atendendo às suas demandas, é importante avaliar se o problema realmente é a velocidade contratada.

Pode ser que você tenha um plano adequado, mas que ela não esteja chegando até sua casa. Ou que, chegando aí, alguma coisa atrapalhe o seu uso.

Então, antes de tudo, teste a velocidade que você está recebendo[1] :

Para isso, desconecte todos os aparelhos da sua casa que utilizam a internet. Plugue o cabo de rede no seu computador e faça o teste de velocidade.

Mas não adianta tentar fazer o teste usando o Wi-Fi, viu?! Somente plugado no cabo de rede é que é possível garantir 100% da velocidade, pois no Wi-Fi o sinal pode sofrer interferências externas.

Se, no teste, a velocidade recebida for aquela que você contratou, avalie também a posição do seu roteador e a tecnologia dos seus dispositivos[2] . Mas se estiver abaixo do contratado, entre em contato com o seu provedor de internet.

Agora, se tudo estiver ok com a velocidade recebida da sua internet e com os seus dispositivos, realmente está na hora de trocar de plano!

2.  Quantas pessoas usam a mesma rede?

A velocidade da internet está relacionada à transmissão de dados. Lembra do exemplo que demos no texto anterior sobre o tráfego numa rodovia?

Então, se muitas pessoas usam a rede ao mesmo tempo, acontece um tráfego de dados muito grande. Isso pode ser comparado a um congestionamento de trânsito mesmo!

Quanto mais pessoas na pista (que, no caso, é a sua rede), mais lento é o trânsito (ou, no caso da internet, a transmissão de dados)

Ou seja, quanto mais pessoas usando a internet ao mesmo tempo, mais a transmissão deve ficar lenta e, provavelmente, travando.

Portanto, na hora de escolher um plano de internet, você deve levar em consideração a quantidade de usuários que irão utilizar esta rede. Quanto mais gente, maior deve ser a velocidade contratada.

3.  Avalie o perfil de uso de cada usuário

Além do número de pessoas usando a internet, é preciso identificar o perfil de uso de cada usuário.

Alguns tipos de uso consomem uma quantidade de “dados por segundo” maior do que outros. Necessitando, então, de uma velocidade maior para dar conta do recado.

De forma genérica, podemos separar os perfis de uso em 03 categorias:

  • Uso básico: pessoas que usam a internet para checar e-mails e redes sociais, mas não postam nem enviam arquivos pesados. De vez em quando, assistem a vídeos no Youtube.
  • Uso mediano: pessoas que trabalham em home office, tem reuniões ou aulas online; utilizam nuvens como o Google Drive ou DropBox; fazem bastante downloads e uploads de arquivos.
  • Alto uso (“heavy users”): jogam online; baixam vídeos e/ou jogos pesados;  assistem a streamings como Netflix, Amazon Prime Video, Disney +, entre outros, em alta definição.

O ideal é você avaliar o tipo de uso de cada pessoa que irá utilizar a internet e somar as necessidades de todas elas.

4.  Avalie as velocidades oferecidas

Sabendo as necessidades de cada usuário da sua rede, chegou a hora de avaliar as velocidades oferecidas pelas operadoras.

No Brasil, geralmente, se recebe mais dados do que se envia. Por essa razão, a velocidade de DOWNLOAD - ou seja, a velocidade que os dados irão chegar do servidor até o seu dispositivo - costuma ser aquela que as operadoras de internet destacam na sua divulgação.

Essa velocidade varia de acordo com a operadora. Você encontra no mercado ofertas de velocidade a partir de 250 Kbps (que é bem baixo). No caso da Ibi Telecom, essa velocidade varia de 100mb a 1 Giga.

Já a velocidade de UPLOAD está relacionada com o tempo que a informação demora para sair do seu computador e chegar ao seu destino. Isso também varia de operadora para operadora.

5.  Compare os preços

Quando se fala em um plano de internet IDEAL para você, isso inclui, também, um plano que caiba no seu orçamento.

Comparando os preços e velocidades ofertadas pelas operadoras, os preços e pacotes ofertados variam bastante! E é importante comparar.

Você pode conseguir um plano de internet de alta velocidade, pelo mesmo preço de um pacote básico em outra operadora.

Isso te proporcionará uma melhor experiência de uso, satisfazendo as necessidades de todos os usuários da sua rede e, ainda por cima, com economia financeira.

E, se você reside em Governador Valadares ou na região do Vale do Aço, não deixe de conferir os planos de internet de alta velocidade da Ibi Telecom! Com certeza temos um plano de internet que atende bem às suas necessidades, com um preço que atende ao seu bolso! Coloque na ponta do lápis e escolha a melhor!

Descubra a velocidade ideal para você do jeito mais simples e rápido!

Se você chegou até aqui, é porque você realmente está interessado em saber qual a velocidade ideal de internet para o seu perfil de uso, não é mesmo?

Então, se liga! Para facilitar a sua vida, a IBI Telecom preparou um quiz com algumas perguntinhas super rápidas de responder.

O resultado sai na hora e você consegue saber rapidinho quanto contratar para não gastar mais do que precisa nem ficar na mão na hora de usar sua internet.

São apenas alguns minutinhos! Bora experimentar?

Então clique aqui e não perca mais tempo!

Suporte Técnico
Iniciar conversa
Contratar pelo whatsapp
Olá 👋 Quer CONTRATAR seu plano de internet FIBRA ÓTICA? Fale comigo!